Um ladrão rouba um tesouro, mas não furta a inteligência. Uma crise destrói uma herança, mas não uma profissão. Não importa se você não tem dinheiro, você é uma pessoa rica, pois possui o maior de todos os capitais: a sua inteligência. Invista nela. Estude! (Algusto Cury)



quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Festa de Santos Reis em Natal - RN

Tradicional Festa de Santos Reis começa amanhã e vai até dia 6: Festa comemora a anunciação da chegada de Jesus feito pelos reis Baltazar, Melchior e Gaspar.

 
Foto: Alex Régis
 
Amanhã começa a tradicional programação dos festejos pelos Santos Reis Magos. Primeiro evento religioso do ano em Natal, a Festa de Reis tem como ponto alto a procissão com as imagens dos co-padroeiros de Natal, marcada para as 16h do dia 6 de janeiro, próxima terça-feira. Para o primeiro dia dos festejos, a programação reserva uma carreata de abertura, com saída na Catedral Metropolitana às 19h, que seguirá até o Santuário de Santos Reis, no bairro homônimo.  No local, uma novena de abertura será celebrada logo depois.
 
A Festa de Reis comemora a anunciação da chegada de Jesus e faz alusão à trajetória dos três Reis Magos – Baltazar, Melchior e Gaspar – que guiados pela Estrela de Belém foram ao encontro do recém-nascido messias.

De acordo com o Padre Ednaldo Virgílio da Cruz, administrador paroquial do Santuário de Reis, este ano, o tema a ser trabalhado durante as festividades é o combate às drogas.

A tradicional procissão costumar atrair entre 10 e 15 mil pessoas. “O auge é a procissão, que começa às 16h, no dia 6. Este ano, a missa de encerramento será presidida pelo nosso arcebispo, Dom Jaime [Vieira Rocha], celebrando os 18 anos de episcopado”, explicou padre Ednaldo.

Segundo ele, a expectativa é de atrair muitos fieis. “Pelo fato de ser uma festa já tradicional, que normalmente chama muitas pessoas, além do fato de que os Santos Reis são co-padroeiros da cidade, acredito que teremos  um público bem significativo. Os comentários tem sido bem positivos”, avaliou.

As novenas começam sempre as 19h30 e, segundo o padre Ednaldo, os contatos com a Polícia Militar foram feitos com antecedência no sentido de garantir a segurança dos fiéis. “As pessoas realmente temem pela questão da falta de segurança, mas nos preparamos para não ter problemas”, garantiu.

Padre Ednaldo ressaltou a importância da presença de todos para a renovação da fé neste ano que se inicia. “Que todos sejam bem-vindos ao Santuário de Santos Reis. Estaremos de portas abertas, por isso venham rezar, agradecer e renovar sua fé”, disse.

Bancos e comércio
Os bancos não têm atendimento ao público hoje por causa do feriado. Praticamente todo o comércio de rua, supermercados e shoppings da cidade também ficarão com as portas fechadas nesta quarta-feira. No caso das feiras livres, a do Carrasco, que é realizada sempre às quartas-feiras, será suspensa hoje e  retomada apenas no dia 8 de janeiro.

Serviço
Procissão com imagens dos Santos Reis Magos
Data: 6 de janeiro
Início: 16h

Saída do Santuário, na Praça Wilson Miranda
Percurso: Rua João Carlos de Souza, Rua Cel. Flamínio, Rua São João de Deus, Rua Areial, Rua Pedro Afonso, Rua Feliciano Dias, Rua Rodrigues Dias, Av. Café Filho e Av. Professor José Melquíades
Chegada: Santuário de Santos Reis

PROGRAMAÇÃO
02/01 – quinta-feira
19h – Carreata de abertura da festa
Saída: Catedral Metropolitana
20h – Abertura do Tríduo e Hasteamento das Bandeiras
Celebrante: Pe. Edilson Nobre (Vigário Geral)
Comunidade de Santos Reis

03/01 – sexta-feira
06h30 – Santa Missa
19h30 – Tríduo com Bênção do Santíssimo Sacramento.
Celebrante: Pe. Fábio Pinheiro (Paróquia de João Câmara)
Comunidade de Nossa Senhora de Fátima – Praia do Meio

04/01 – sábado
06h30 – Santa Missa
19h30 – Tríduo com Benção do Santíssimo Sacramento
Celebrante: Pe. Ednaldo Virgílio da Cruz (Adm. da Sagrada Família)
Comunidade da Sagrada Família - Rocas e Comunidade de São Pedro - Maruim

05/01 – domingo
05h – Caminhada Penitencial para o Forte dos Reis Magos, seguida de Missa.
19h30 min. – Santa Missa
Celebrante: Flávio Herculano (Paróquia da Catedral)
Comunidade de Nossa Senhora da Conceição – Brasília Teimosa

06/01 – segunda – Epifania do Senhor
06h – Alvorada
07h – Santa Missa dos Enfermos
Cel.: Pe. César Luiz L. de Morais (Vigário da Sagrada Família)
09h – Missa dos Peregrinos
Cel.: Pe. João Paulo da Costa (Par. de São José Operário – Jandaíra) 
11h – Batizados
16h – Procissão com as veneráveis imagens dos Santos Reis Magos


Fonte: Tribuna do Norte


Nenhum comentário:

Postar um comentário