Um ladrão rouba um tesouro, mas não furta a inteligência. Uma crise destrói uma herança, mas não uma profissão. Não importa se você não tem dinheiro, você é uma pessoa rica, pois possui o maior de todos os capitais: a sua inteligência. Invista nela. Estude! (Algusto Cury)



domingo, 5 de janeiro de 2014

O Dia D com poucos estudantes

Poucos estudantes foram ao Dia D do cadastramento.


Para dar celeridade ao procedimento de matricula para o ano letivo de 2014, a Seec promoveu ontem o Dia D de cadastramento de CPF. No entanto, foi pequeno o comparecimento dos estudantes para o procedimento, especialmente na região de Natal. Apesar da pequena quantidade, a Secretaria de Estado de Educação (Seec) está otimista quanto ao resultado final desde processo.

No total, 170 mil estudantes já solicitaram a matrícula, realizada com o documento de CPF, obrigatoriamente. No ano anterior, a Seec tem registro de 280 mil matrículas. “A previsão é que vamos manter esse número, que só será consolidado com as matrículas do Ensino de Jovens e Adultos”, relata Eduardo Colli, coordenador das diretorias regionais de educação.
 
No sábado pela manhã, cadeiras vazias e apenas dois cadastros
Foto: Junior Santos
 
Na Escola Estadual Edgar Barbosa, por volta das 9h30 da manhã, havia sido registrado apenas sete novos CPF’s. Duas técnicas estavam na escola a disposição dos alunos da região sul. “O movimento está bem pequeno hoje, já esperávamos por isso. Parece que na zona norte a frequência está maior”, relatou Leni Gomes, técnica da Seec. No Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire (Cenep) a situação estava semelhante. Eram 10h15 e somente dois novos cadastros haviam sido realizados.

 “A procura em Natal está pequena, a maior parte do movimento está concentrada nas escolas de Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Extremoz”, informa Colli. Em Natal, nove escolas estavam disponíveis como pólos de atendimento, sendo quatro apenas na Zona Norte. Além da capital, os alunos podem procurar as Diretorias Regionais de Educação [Direds] em Parnamirim, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, Macau, Santa Cruz, Currais Novos, Caicó, Assu, Mossoró, Apodi, Umarizal, Pau dos Ferros e João Câmara. As equipes foram treinadas pela Secretaria da Justiça e Cidadania [Sejuc] para fazer o CPF.  A Seec não tem uma estimativa de quantos estudantes precisam fazer o cadastro de pessoa física.
 
Técnicos aguardam estudantes no Centro Estadual de Educação Jessé Pinto Freire
Foto: Junior Santos
Para fazer o documento, o interessado leva certidão de nascimento e comprovante de  residência. O rápido procedimento dura cerca de um minuto e o CPF é expedido na hora, sem custo para o estudante. O atendimento  iniciou às  8h e seguiu até às 15h. Na segunda-feira próxima, o estudante ainda pode fazer o documento na própria Secretaria, ou numa Central do Cidadão.
A justificativa da exigência do CPF é evitar a duplicidade de  matrículas. Nesse ano, toda a rede estadual está utilizando o Sistema Integrado de Gestão da Educação – SIGEduc, que de maneira informatizada e virtual realiza o cadastramento e seleção de escolas e turmas. Com a inscrição num único sistema para toda a rede, se dificulta a inscrição de um estudante em mais de uma escola.

As renovações de matrículas e transferências de estudantes da rede municipal para a estadual estão sendo realizadas desde o dia 28 de novembro, abertas até o dia 18 de dezembro. A Seec manterá o período para o procedimento aberto até sexta-feira próxima, dia 10 de janeiro. No dia 13 de janeiro, segunda-feira, será divulgado o resultado do processamento das matrículas e aberta a inscrição para as vagas remanescentes.

Como dificuldade em completar a totalidade das matrículas necessárias, Colli destaca o fato de algumas escolas ainda estarem fechando as notas, o morosidade para o comparecimento dos alunos EJA, a cultura de deixar para fazer a renovação ao início das aulas e a migração dos estudantes para a rede federal de ensino com o grande volume de abertura de Institutos Federais no RN.
 
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário