Um ladrão rouba um tesouro, mas não furta a inteligência. Uma crise destrói uma herança, mas não uma profissão. Não importa se você não tem dinheiro, você é uma pessoa rica, pois possui o maior de todos os capitais: a sua inteligência. Invista nela. Estude! (Algusto Cury)



quarta-feira, 23 de julho de 2014

Ariano Suassuna sofre AVC e é internado em Recife

Escritor de 87 anos passou por cirurgia no Real Hospital Português e o estado de saúde é considerado estável

Foto: Matheus Beck / Agencia RBS

O escritor Ariano Suassuna foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Real Hospital Português, no bairro Paissandu, em Recife (PE) na noite desta segunda-feira. De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, o dramaturgo deu entrada na emergência do hospital por volta das 20h, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico.

Leia todas as notícias de Zero Hora

Ainda segundo o hospital, Suassuna passou por uma cirurgia para conter o sangramento intracraniano. A equipe médica considerou que o procedimento foi bem sucedido e o estado de saúde dele é considerado grave, porém estável.
O escritor ficará internado na UTI neurológica por tempo indeterminado, e o hospital deve liberar um boletim diário sobre o quadro de recuperação do paciente.
Suassuna já esteve internado no mesmo hospital no ano passado. Em 21 de agosto, ele sofreu um infarto agudo do miocárdio e foi submetido a um cateterismo. Após ficar seis dias internado, o dramaturgo teve alta, mas voltou à UTI do hospital dois dias depois, no dia 29, vítima de um aneurisma cerebral. Submetido a uma arteriografia cerebral, ele recebeu alta no dia 4 de setembro.

O escritor

Ariano Vilar Suassuna nasceu em Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa (PB), em 16 de junho de 1927, filho de Cássia Villar e João Suassuna. Ele é o sexto ocupante da Cadeira nº 32 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 3 de agosto de 1989, na sucessão de Genolino Amado e recebido em 9 de agosto de 1990 pelo acadêmico Marcos Vinicios Vilaça.
Entre suas obras, destacam-se a peça Auto da Compadecida (1955), que o projetou no cenário nacional e já foi adaptada para a televisão e o cinema, e O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta (1971), que também foi adaptado para TV, na microssérie A Pedra do Reino (2007), da TV Globo.
Suassuna fundou, em 1959, o Teatro Popular do Nordeste, e foi membro fundador do Conselho Federal de Cultura, em 1967. O paraibano também foi Secretário de Cultura do Estado de Pernambuco, no governo de Miguel Arraes (1994-1998) e da Assessoria Especial do Governo de Pernambuco, durante o mandato do atual candidato à presidência da república, Eduardo Campos, cargo que deixou em abril deste ano.

Fonte: zh.clicrbs.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário