Um ladrão rouba um tesouro, mas não furta a inteligência. Uma crise destrói uma herança, mas não uma profissão. Não importa se você não tem dinheiro, você é uma pessoa rica, pois possui o maior de todos os capitais: a sua inteligência. Invista nela. Estude! (Algusto Cury)



quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Os Estados Unidos

Estados Unidos da América é um país localizado no continente americano, mais precisamente na América do Norte. O nome desse país é também expresso a partir de siglas como USA, US e EUA. Os Estados Unidos são divididos em 50 Estados. O território dos Estados Unidos limita-se ao norte, com o Canadá; ao sul, com o México; a oeste, com o oceano Pacífico; e a leste, com o oceano Atlântico.
Foto: Internet
O país é o terceiro mais populoso do mundo, superado somente pela China (1,3 bilhão) e Índia (1,1 bilhão). A população estadunidense é de aproximadamente 314,6 milhões de habitantes, distribuídos em um dos maiores países do mundo, ocupando uma área de 9 363 520 km².
Em razão da sua extensão territorial, há uma variedade de paisagens no país, das quais podemos citar: floretas temperadas, pantanais, planícies, montanhas rochosas, desertos, florestas húmidas, regiões árticas e ilhas vulcânicas.
O seu tamanho faz com que o país apresente uma grande variedade de climas, entre os principais: subtropical, polar, mediterrâneo e temperado.
Etnicamente, a população dos Estados Unidos é constituída por alemães, irlandeses, ingleses, italianos, escandinavos, poloneses, franceses, hispânicos, africanos e asiáticos.
Os Estados Unidos possuem a principal economia do mundo, a sua moeda é forte e é usada como referência para demonstrar dados econômicos, por exemplo.
O subsolo do país abriga uma grande riqueza em minérios, como ouro, petróleo, carvão e urânio. Na agricultura, apresenta como um dos mais desenvolvidos do mundo, sendo grande produtor de milho, trigo, açúcar e tabaco. Na indústria o país também se destaca, uma vez que seu parque industrial é bastante diversificado, atuando na produção de base e no desenvolvimento de tecnologia de ponta. Os principais produtos industrializados são automóveis, aviões e produtos eletrônicos. Mas o setor da economia que mais emprega a população economicamente ativa (PEA) no país é o de serviços, ou seja, terciário.

Informações gerais:

Nome: Estados Unidos da América.
Brasão:
Foto:  Internet
Gentílico: estadunidense, ianque, norte-americano e americano.
Capital: Washington.
Língua oficial: inglês.
PIB (Produto Interno Bruto): 14,02 trilhões de dólares.
Renda per capita: 46.272 dólares.
IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,902 (muito alto).
Esperança de vida: 78 anos.
Mortalidade infantil: 6,37/ mil nasc.
Alfabetização: 99%.
Moeda: dólar americano.


Site oficial: www.usa.gov

Nenhum comentário:

Postar um comentário