Um ladrão rouba um tesouro, mas não furta a inteligência. Uma crise destrói uma herança, mas não uma profissão. Não importa se você não tem dinheiro, você é uma pessoa rica, pois possui o maior de todos os capitais: a sua inteligência. Invista nela. Estude! (Algusto Cury)



sábado, 4 de abril de 2015

Dia 04 de Abril: Dia Nacional do Parkinsoniano

Dia Mundial da Doença de Parkinson
Foto: Shutter Stock
O dia 11 de Abril foi definido como o Dia Mundial da Doença de Parkinson, data em que é lembrada a doença degenerativa, que também é conhecida como mal de Parkinson, com objetivo de alertar quanto a seus sintomas e também o tratamento dessa doença que afeta principalmente pessoas na terceira idade.
A origem da data escolhida está no dia do nascimento de James Parkinson, que foi o primeiro médico a fazer análise e descrição da doença no ano de 1817.

O que é mal de Parkinson?
O mal de Parkinson é uma doença progressiva e degenerativa e afeta as células nervosas cerebrais, provocando sua deterioração, afetando assim a movimentação muscular do indivíduo.

Doença de Parkinson Sintomas
Os principais sintomas da doença são: tremedeira mesmo em repouso, rigidez muscular, movimentos mais lentos e mudanças na função de equilíbrio.

Doença de Parkinson tem cura?
Apesar de não ser fatal e possuir tratamento, que pode retardar o progresso da doença além de amenizar os sintomas, a doença de Parkinson ainda não tem cura, porém existem diversas pesquisas em andamento, que trazem melhoras nos tratamentos dos pacientes.
A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 1% da população acima de 65 anos possua a doença, que também pode afetar pessoas de outras idades, apesar de não ser comum. No Brasil estima-se que cerca de 400 mil brasileiros possuam a doença

O que causa o Parkinson?
A causa do mal de Parkinson não é conhecida, apesar de ser sabido que a maioria dos casos acontece com a degeneração dos neurônios presentes na substância negra do cérebro.

Doença de Parkinson Fisiopatologia
Com a deterioração da substância negra do cérebro, ocorre a diminuição da produção da dopamina, que é um neurotransmissor, ou seja, uma corrente nervosa, responsável pelo movimento de uma pessoa, assim afetando o seu deslocamento.

Dia Nacional do Parkinsoniano
O Parkinsoniano é todo aquele indivíduo que sofre com o Mal de Parkinson. Os principais sintomas desta doença são tremores, instabilidade postura, hipodinesia e rigidez. O parkinsonismo pode ser causado por diversos motivos, incluindo algumas toxinas, doenças metabólicas, e outras condições neurológicas.
O efeito colateral de alguns medicamentos também pode ser considerado uma das causas para o surgimento do Parkinsonismo. Esta doença atinge pessoas de todas as idades e sexos, porém geralmente surge somente após os 60 anos de idade.

No dia 4 de abril o Brasil celebra o Dia Nacional do Parkinsoniano.

Fonte: www.calendariobr.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário