Um ladrão rouba um tesouro, mas não furta a inteligência. Uma crise destrói uma herança, mas não uma profissão. Não importa se você não tem dinheiro, você é uma pessoa rica, pois possui o maior de todos os capitais: a sua inteligência. Invista nela. Estude! (Algusto Cury)



domingo, 17 de maio de 2015

Projeto Cinema na Escola (Cine História)

APRESENTAÇÃO
De todos os seres viventes no nosso planeta o “homem” é o único capaz de produzir “arte”. Assim, desde os primórdios a arte faz parte de nossa vida, sempre nos diferenciando dos demais seres à nossa volta, pois por meio dela representamos o nosso mundo, expressamos nossos sentimentos e procuramos uma compreensão para aquilo que somos e fazemos.

O Cinema, conhecido como a Sétima Arte, é uma nova maneira de expressarmos nossas idéias, sensações, opiniões; é um novo jeito de nos conectarmos com outras pessoas e com o mundo ao nosso redor.
Assim, através do “Projeto Cinema na Escola” a disciplina de História possibilitará aos nossos 110 estudantes do Fundamental II o acesso à cinematografia, visando à formação sociocultural e política no âmbito Escolar.
Esse Projeto propõe ampliar o espaço de lazer e enriquecimento cultural da Escola, juntamente com educandos, incentivando a formação crítica e apreciativa.

JUSTIFICATIVA
O aprendizado na Escola não pode se restringir unicamente ao cumprimento de horários, tarefas e exercícios, pois deve ir muito além do simples formalismo presente no repasse de conteúdos e trabalhos. Para que o desenvolvimento da aprendizagem seja plenamente alcançado, faz-se necessário sair da rotina escolar. Envolver os alunos nessas novas rotinas de atividades é essencial para uma melhor inclusão destes no cotidiano escolar.

OBJETIVO GERAL
  • Inserir a arte do Cinema no processo de ensino-aprendizagem por meio de uma visão de contexto histórico, envolvendo o educando neste processo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Oportunizar aos educandos o acesso ao conhecimento da linguagem audiovisual;
  • Apresentar o Cinema ao público-alvo como sendo uma fonte de cultura e agente transmissor de conhecimento;
  • Promover a integração e o desenvolvimento social, além de oferecer momentos de lazer aos alunos.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
O professor titular da disciplina de História da escola será responsável pelo projeto, tendo duração indeterminada, sendo renovado anualmente com respectivas adequações e melhorias.
O Projeto “Cinema na Escola” será dividido em duas etapas, sendo elas: (1º) o agendamento com os alunos (2º) a exibição do filme.
Na primeira fase o professor conversará com os alunos em sala, falando da importância de todos participarem do projeto e serão enviados aos pais /responsáveis avisos sobre a criação deste projeto escolar.
Na segunda fase será o evento propriamente dito. Será exibido um filme a ser escolhido previamente pelo professor que seja adequado a todas as idades. E durante o filme será distribuído pipoca e refrigerante a todos os presentes.

RECURSOS
- Data-show;                                 
- Computador;
- TV;
- DVD;
- Cadeiras;
- Copos descartáveis;
- Saquinhos para pipoca;
- Milho para pipoca;
Refrigerante.

CRONOGRAMA DAS AÇÕES:
- Professor conversará com os alunos em sala sobre o evento.
- Exibição do filme nas terças e quartas das 13h:00min às 16h:00min as cinco turmas do Fundamental II, porém, cada turma (6ºA e 6ºB, 7º, 8º E 9º ano) a cada quinze dias um encontro (por causa do tempo de duração de cada filme, não dando tempo trabalhar com todas as turmas em apenas dois dias da semana.).
- Passeio ao cinema (uma turma por vez, os pais também poderão ir). – podendo ser opcional.

AVALIAÇÃO
Os alunos serão observados durante todo o “Projeto Cinema na Escola”, através da análise do interesse e participação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIAS
Site: recantodasletras.uol.com.br/artigos/1557772 - Acessado em 11/05/2015
Site: jovinoseabra.blogspot.com/- acessado em 11/05/2015.
Site: cmei-espacodosaber.blogspot.com.br – acessado em 11/05/2015


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