Um ladrão rouba um tesouro, mas não furta a inteligência. Uma crise destrói uma herança, mas não uma profissão. Não importa se você não tem dinheiro, você é uma pessoa rica, pois possui o maior de todos os capitais: a sua inteligência. Invista nela. Estude! (Algusto Cury)



quinta-feira, 30 de julho de 2015

Marinha abre navio-escola para visitação no porto de Natal

Atracará nesta sexta-feira (31) no porto de Natal, o navio-escola "Brasil". A embarcação, que zarpou do Rio de Janeiro no dia 26 de julho para a XXIX Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM), estará aberta à visitação do público na capital potiguar nos dias 1° e 2 de agosto, entre 14h e 17h. A entrada é franca.

A Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM) é realizada anualmente pelo navio-escola com os propósitos de complementar, com ênfase na experiência prática, os conhecimentos teóricos adquiridos pelos guardas-marinha na escola naval, de aprimorar a formação cultural dos futuros oficiais da Marinha do Brasil e de representar o País e a Marinha nos diversos portos visitados, promovendo o estreitamento dos laços com nações amigas.

Durante os cerca de 5 meses de viagem, serão ministradas aulas práticas de navegação, meteorologia, marinharia, operações navais, controle de avarias e administração naval, bem como é conduzida a importante fase de adaptação dos guardas-marinha à vida de bordo.

A 29ª edição da viagem de instrução passará por 18 portos de 15 países.São eles: Natal, Funchal(Portugal), Toulon (França), Civitavecchia (Itália), Valência (Espanha), Lisboa (Portugal), Roterdã (Holanda), Hamburgo (Alemanha), Londres (Inglaterra), Rouen (França), Nova York (EUA), Jacksonville (EUA), Cartagena (Colômbia), Guayaquil (Equador), Callao (Peru), Valparaíso (Chile), Mar Del Plata (Argentina), Montevidéu (Uruguai) e Rio de Janeiro.

Devido às características e limitações do local e peculiaridades do Navio (como existência de escadas para acesso aos compartimentos), recomendamos que sejam evitadas, na visitação, crianças abaixo de 5 anos e pessoas com dificuldades de locomoção.

O navio-escola “Brasil” foi construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, a partir do projeto desenvolvido pela Diretoria de Engenharia Naval, ambos órgãos da Marinha do Brasil. A construção foi iniciada em setembro de 1981 e, após dois anos, no dia 23 de setembro de 1983, o navio foi lançado ao mar.

O Navio tem sido mantido atualizado ao longo dos anos, estando equipado com modernos sistemas, a maioria proveniente de projetos desenvolvidos tanto pela Marinha do Brasil quanto por empresas nacionais. A tripulação é composta por 33 oficiais, 222 praças e 3 servidores civis da Marinha do Brasil. Desde o dia 20 de julho, o Navio passou a contar com mais 182 Guardas-Marinha todos oriundos da escola naval.


Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário