Um ladrão rouba um tesouro, mas não furta a inteligência. Uma crise destrói uma herança, mas não uma profissão. Não importa se você não tem dinheiro, você é uma pessoa rica, pois possui o maior de todos os capitais: a sua inteligência. Invista nela. Estude! (Algusto Cury)



quarta-feira, 19 de outubro de 2016

24 de Outubro: Dia da ONU

A ONU (Organização das Nações Unidas) é uma organização internacional que objetiva facilitar a cooperação entre os países no que se refere ao direito internacional, progresso social, diretos humanos, segurança internacional e a realização da paz mundial.
Fundada no dia 24 de outubro de 1945, em São Francisco, Estados Unidos, a ONU conta hoje com 193 países-membros, incluindo quase todos os Estados soberanos do mundo.

A história da ONU

A ONU foi fundada após a Segunda Guerra Mundial para substituir a Liga das Nações (1919-1946) com o objetivo de manter a paz internacional e promover a cooperação internacional relacionados aos problemas sociais, econômicos e humanitários. Os primeiros passos concretos para uma nova organização mundial foram dados em 1939, sob o amparo do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Entre os dias 25 e 26 de abril de 1945, foi realizado um encontro intitulado Conferência de São Francisco, que tinha a finalidade de discutir sobre a substituição da Liga das Nações por um organismo mais completo. Os Estados Unidos, por exemplo, nunca foram membros da Liga das Nações. A Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional reuniu 51 governos e algumas organizações não governamentais que estavam envolvidas na elaboração da Carta das Nações Unidas.

A Organização das Nações Unidas oficialmente passou a existir no dia 24 de outubro de 1945, após a aprovação da Carta pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (República da China, Estados Unidos, França, União Soviética e Reino Unido) e pela maior parte dos demais 46 países signatários.

A estrutura

A Organização das Nações Unidas é estruturada em cinco principais órgãos: o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social, o Secretariado, a Assembleia Geral e o Tribunal Internacional de Justiça. Dos cinco principais órgãos, quatro estão localizados na sede principal das Nações Unidas em território internacional em Nova York; o Tribunal Internacional de Justiça está localizado em Haia, nos Países Baixos. A ONU utiliza oficialmente seis idiomas: chinês, árabe, espanhol, inglês, francês e russo.

Os principais objetivos da ONU

Dentre os principais objetivos da Organização das Nações Unidas, pode-se destacar os seguintes:

01) Manter a paz internacional, posicionando-se contra qualquer tipo de conflito armado;

02) Fortificar os laços entre os países soberanos;

03) Garantir os Direitos Humanos;

04) Promover o desenvolvimento social e econômico das nações;

05) Criar condições que mantenham a justiça e o direito internacional.

Fonte: www.estudopratico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário